Baixa cobertura? Diferenças de Tonalidade? Tinta Escorrendo?

/
22 de maio de 2019

Reunimos mais algumas dicas de pintura para você que tem dúvidas sobre como sanar a baixa cobertura, corrigir as diferenças de tonalidade e evitar o escorrimento das tintas quando você renovar o cores do seu ambiente.

 

Como sanar a baixa cobertura?

Em primeiro lugar, use sempre produtos de qualidade que atendam as especificações da ABNT. Todos os produtos Ibratex estão enquadrados nas normas de fabricação ABNT, saiba? Saiba mais aqui.

Efetuar a diluição conforme indicado pelo fabricante é o segundo passo importante. A diluição maior do que a recomendada pela Ibratex resultará numa cobertura baixa por demão devido à camada obtida ser muito fina. Aqui no nosso site em cada produto você encontra as informações de diluição e aplicação.

Algumas cores vivas e limpas como, por exemplo, amarelo, vermelho, não tem boa cobertura, porque não há pigmentos adequados de boa cobertura necessários para obtenção dessas cores.

A homogeneização deficiente pode acarretar uma baixa cobertura; certifique-se de que todo o conteúdo foi devidamente homogeneizado.

 

Como corrigir as diferenças de tonalidade?

Existem várias causas que provocam diferença de tonalidade:

Homogeneização deficiente: Duas tintas com a mesma cor homogeneizadas diferentemente apresentarão diferença de tonalidade. Portanto, certifique-se de que as tintas sejam homogeneizadas adequadamente antes de sua aplicação.

Iluminação do ambiente: Duas paredes de um mesmo ambiente, porém com iluminação diferente, apresentarão tonalidades distintas, mesmo sendo pintadas com a mesma tinta e mesma cor. Este fato não constitui um problema.

Retoques de pintura: Frequentemente o retoque da pintura, mesmo quando feito com a mesma tinta, pode provocar uma diferença de tonalidade entre a parte retocada e o resto da superfície. Evite retocar a pintura após 24 horas da aplicação e, quando necessário, repinte a superfície delimitada por alguma descontinuidade, como, por exemplo, toda a parede, todo o teto, etc.

Tintas da mesma cor fabricadas por produtores diferentes: Evite utilizar acabamentos da mesma cor produzidos por fabricantes diferentes, principalmente em um mesmo ambiente. As tintas de fabricantes diferentes não devem também ser misturadas ou diluídas em conjunto.

 

Como evitar o escorrimento?

Existem várias causas que provocam o escorrimento:

Diluição com solventes não apropriados: a diluição deverá ser feita conforme indicado pela Ibratex. Leia atentamente as bulas das embalagens ou caso queira um suporte mais avançado e detalhado, procure a nossa Equipe de Relacionamento com o Cliente Ibratex pelo telefone, WhatsApp ou e-mail.

Aplicação de camada muito espessa: causa o escorrimento e o enrrugamento. Na pintura espalhe muito bem a tinta no sentido de evitar camadas grossas.

Tintas de baixa qualidade: as tintas devem ter características de viscosidade e de reologia adequadas para evitar o escorrimento e possibilitar um bom nivelamento. Como as tintas e texturas Ibratex seguem o mais rigoroso processo de fabricação certificados pela ABNT, você não terá de se preocupar com a qualidade, quando as tintas e texturas forem Ibratex.

E então? Gostou das dicas? Tem mais alguma dúvida? Quer compartilhar com a gente alguns problemas que você já enfrentou? Então utilize os comentários abaixo ou interaja no facebook ou instagram oficiais da Ibratex!

Comentários

comentários

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Precisa de ajuda? Converse com a gente!