Como escolher o pincel adequado para pintura?

Como escolher o pincel adequado para pintura?

/
15 de março de 2019

Os pincéis são ferramentas essenciais na pintura. Utilizados para aplicação de esmaltes, vernizes, tintas óleo, tintas e complementos (fundo para madeiras, metais, seladores), também são utilizados para pintar detalhes, cantos e recortes, além disso também são utilizados em superfícies maiores como em portas e janelas.

Detalhes importantes para escolher o pincel certo
Todo pincel é composto de pêlos, virola e cabo com impressão.

O pêlo é a parte mais importante do pincel. Diversos tipos são empregados, dependendo do fim a que se destina, a qualidade e o preço.

Geralmente, trata-se de pêlo de origem animal. Mas tem ocorrido maior aproveitamento de fibras sintéticas.

Cada tipo de pêlo possui diferentes qualidades.

Escolher o pincel na hora da pintura é tão importante quanto como escolher a tinta para um bom acabamento e um resultado final de qualidade. Basicamente existem 3 tipos de pinceis e larguras variadas:

Cerdas pretas: esse tipo de pincel é o mais indicado para pintura de detalhes, dar acabamentos e melhor cobertura de superfícies. Ideal para esmaltes sintéticos, óleos, vernizes e zarcão. Proporciona ótimos resultados em alvenaria, madeira e metais.

Cerdas gris: os pinceis de cerdas gris ou “grisalhas” são próprios para aplicação de tintas látex, PVA e acrílica a base de água. Mas, também pode ser usada com tintas a base de solventes em qualquer tipo de superfície. Melhor para aplicação em detalhes, acabamentos ou coberturas de superfícies.

Cerdas brancas: usadas para utilizar com verniz e resinas sintéticas. Pode ser utilizado em todos os tipos de superfícies, para a pintura de detalhes como: recortes, retoques, vincos e cantos

Broxas: as broxas são aqueles pinceis grandes. Servem para tinta à base de cal ou de cimento, que devido à textura, não podem ser aplicados com trinchas e rolos.

Para prolongar a vida útil dos seus pinceis, alguns cuidados relacionados à limpeza são fundamentais, como lavá-los imediatamente ao uso. Para retirar tinta a base de látex, utilize água até que ele fique completamente limpo. Se a tinta for à base de solvente, lave com mesmo solvente usado na diluição (como thinner ou águaraz). Depois de efetuada toda a limpeza, todos os pinceis devem ser secos com pano macio e guardado em local arejado.

 

Comentários

comentários

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Precisa de ajuda? Converse com a gente!