Como usar corretamente a cor nas paredes?

Como usar corretamente a cor nas paredes?

/
14 de maio de 2019

Encurtar? Alongar? Destacar?… e Agora?

Separamos algumas dicas de pintura para você saber como usar corretamente a cor nas paredes dos seus ambientes.

A tinta permite inúmeras possibilidades de criação para inovar a decoração da sua casa. Se você tiver alguma dúvida sobre o resultado, comece usando cores mais suaves com pequenos detalhes em tons intensos. Com o tempo, você vai se surpreender, criando propostas cromáticas cada vez mais ousadas e personalizadas.

Como usar corretamente a cor nas paredes?

Encurtar o Ambiente

Para uma sala retangular muito comprida, por exemplo, pinte as paredes menores com uma cor mais escura.

Alongar Ambiente Quadrado

Aplique cor mais escura em duas paredes, uma de frente para a outra.

Esconder Objetos

Pinte a parede no mesmo tom do objeto que você quer esconder.

Destacar Objetos

Aplique cor intensa ou contrastante na parede de fundo.

Rebaixar o Teto

Pinte o teto com uma cor mais escura do que a das paredes.

Elevar o Teto

Pinte o teto com uma cor mais clara do que a das paredes.

Alargar o Corredor

Pinte as extremidades do corredor (paredes menores) e o teto com uma cor mais escura do que a das paredes que acompanham o sentido do corredor.

Alongar a Parede

Nesse caso, é fundamental que a parede seja bicolor, com a divisa entre as duas cores à meia altura (nessa separação, pode-se inclusive aplicar um barrado). Na parte de cima da parede, o tom deve ser mais claro do que a cor da parte de baixo.

Encurtar a Parede

Exatamente a situação inversa do item acima. A parte de cima da parede deve ser de um tom mais escuro do que a cor da parte de baixo.

Usos e Truques

Atmosfera

Como usar corretamente a cor nas paredes?

Se você quer criar um ambiente luminoso e amplo, utilize cores frescas e neutras. Para uma atmosfera aconchegante, tons aconchegantes, levemente acinzentados, como terracotas e mostardas. Para a atmosfera de serenidade, tons calmos. E para um clima intenso, cores vibrantes e esquemas contrastantes são a escolha certa.

Em Direção ao Sol

Passar um tempo maior no ambiente é uma boa ideia para ver o quanto de luz natural entra na casa antes de decidir entre esquemas de cores ou sensações. Pouca luz solar tornará o ambiente frio e escuro. Abuse das cores frescas para iluminar espaços. Quando o ambiente recebe bastante luz natural, cores aconchegantes mais intensas criarão uma atmosfera equilibrada.

Luminosidade

O tamanho das janelas e portas define a quantidade de luz solar que entrará na casa, porém é necessário considerar também o tipo de luz artificial, analisando a cor escolhida ao dia e à noite.

Influência das Cores

Dificilmente deve-se começar uma pintura com o espaço completamente vazio. Tapetes, cortinas e pisos existentes podem ser muito caros para serem substituídos, mas podem ser coordenados e misturados ao esquema novo de cores. Por exemplo, você pode aplicar na parede uma cor complementar à cor das cortinas. outra pergunta importante é: há alguma característica arquitetônica em seu ambiente que seja interessante realçar no seu esquema de cores? Por exemplo: rodapé, tetos, molduras de quadros, móveis, lareiras, molduras de gesso, etc.

Destaques

As características criam o estilo. Este pode ser: clássico, contemporâneo e moderno e você pode completar esse clima usando cores e sensações adequadas.

E então? Gostaram das dicas? Tem mais alguma dúvida? Quer compartilhar como usou as cores no seu ambiente? Então utilize os comentários abaixo ou interaja no facebook ou instagram oficiais da Ibratex!

Comentários

comentários

Precisa de ajuda? Converse com a gente!